Faz exercício (quase) todos os dias? Mesmo quando está cansado ou constipado? "É importante encontrar um equilíbrio entre manter-se ativo e dar ao corpo o descanso necessário para recuperar", explica Chloe Whylie, atleta de elite e treinadora, citada na edição britânica da Marie Claire.
Por isso, "antes de ir para o ginásio ou de sair para o ginásio, comece com uma simples análise para entender como estão os seus sintomas", acrescenta.
Leia Também: O plano de sete exercícios que ajuda a tonificar a barriga
De acordo com a atleta, existem algumas coisas a ter em conta: "se os seus sintomas se limitam à parte de cima do pescoço, como uma ligeira dor de cabeça, dor de garganta ou constipação" ou "se os sintomas se situam abaixo do pescoço, se o corpo lhe dói ou se tem febre". Enquadra-se no primeiro grupo? É seguro continuar a fazer exercício mas de uma forma moderada.
Quando tem dores ou febre o conselho muda. Palomie Patel, uma personal trainer, concorda, acrescentando que "sintomas como dores musculares e um aumento da temperatura corporal são avisos de que o exercício pode ser deixado para outro dia".
Explica ainda que "acrescentar mais stress ao corpo sob a forma de exercício físico é uma receita para o desastre e deixa-nos em grande risco de sermos impedidos de fazer o que gostamos durante mais tempo devido ao potencial excesso de fadiga física e no sistema nervoso do corpo".
Leia Também: A zona do corpo que deve sempre aquecer bem antes de qualquer treino