Infelizmente, nas estações mais frias, ou seja, no outono e no inverno, as constipações são (ainda) mais comuns. Jenna Maccioch, uma especialista em imunidade e autora, citada no Huffpost, agregador de blogues, tem conselhos muito fáceis de colocar em prática e lembra que "é sempre melhor prevenir do que remediar".
Primeiro aconselha que adapte a sua alimentação e aposte mais em alimentos ricos em vitamina C. Porquê? "É o nutriente clássico que apoia o sistema imunitário" e "a ciência apoia o aumento do consumo para combater infeções". Menciona as abóboras como vegetais em que deve apostar.
Leia Também: Nove alimentos que são aliados contra as gripes e constipações
Fala ainda na importância de apoiar a saúde do nosso intestino, escolhendo alimentos que o ajudem a funcionar corretamente, nomeadamente os cogumelos. Para além disso, menciona os alimentos fermentados que "estão repletos de nutrientes que nutrem o sistema imunitário, assim como de probióticos naturais provenientes dos micróbios vivos".
Explica que nos meses frios sentimos menos sede. É, no entanto, muito importante continuar hidratado nesta altura do ano porque a desidratação aumenta, em muitos casos, o risco de infeções.
"O exercício faz com que o nosso sistema imunitário funcione, mas quando fica frio temos tendência para nos mexermos menos, por isso, tento manter-me em movimento, quer seja num treino, numa caminhada ou simplesmente levantando-me regularmente da minha secretária", afirma. Por isso, aconselha que continue a fazer exercício, sempre com muito cuidado, e que não negligencie os dias de descanso.
Leia Também: Cure gripes e constipações com estes remédios naturais