A carne de peru é um dos alimentos mais consumidos na altura do Natal, em Portugal e no resto do mundo. O maior produtor de peru a nível mundial são os Estados Unidos, seguidos do Brasil. Em 2023, entre janeiro e setembro, o território norte-americano produziu cerca de 1.8 mil milhões de quilos de carne de peru, sendo o período de maior consumo os meses de outubro a dezembro.
O peru, tradicional do Dia de Ação de Graças, celebrado nos Estados Unidos, entrou na Europa como fazendo parte dos pratos principais na época do Natal. Desde assado, recheado, grelhado ou estufado, o seu valor nutricional irá depender do que lhe é adicionado e da forma de confeção a que é submetido.
Leia Também: Parece, mas não é iogurte. Eis as mais-valias do kefir (e uma receita!)
A carne de peru é ainda consumida no dia a dia por ser uma carne magra e, consequentemente, menos calórica. Por 100 gramas (g) de peru inteiro com pele temos cerca de 137 calorias (kcal), 20.5 g de proteína, 6,1 g de lípidos e zero g de hidratos de carbono. No que toca a vitamina e minerais, o peru fornece 83% de vitamina B12, 50% de vitamina B3, 46% de vitamina B6, 30% de fósforo, 25% de ferro e 15% de zinco em relação a dose diária recomendada.
© Nutricionista Lilibeth Teixeira (4855N)
O seu valor calórico depende não só do seu método de confeção, como também da parte do peru que é consumida. O peito de peru fornece cerca de 105 kcal, enquanto que a perna de peru fornece 149 kcal por ter maior conteúdo em gordura. Adicionalmente, a remoção da pele é uma das estratégias para a redução do seu valor calórico, visto que é nesta parte que se encontra uma maior quantidade de gordura.
Leia Também: Romã, a fruta pouco calórica que pode ser uma boa ajuda para emagrecer
O peru é, assim, uma excelente opção de ceia de Natal por fornecer um baixo valor calórico que poderá ser interessante para quem se encontra num processo de emagrecimento e por fornecer uma boa quantidade de proteína que aumenta a saciedade.
O segredo é combinar com alimentos diferentes, nomeadamente hortícolas, ervas aromáticas e especiarias que lhe confiram mais sabor.
Leia Também: Amora, o superfruto instagramável com inúmeros benefícios 'escondidos'