Afinal, o pão engorda ou essa ideia não passa de um mito? É a pergunta que não quer calar e uma das mais controversas. O que talvez não imagine é que, "mesmo numa dieta de emagrecimento, é possível ingeri-lo em quantidade moderada", afiram a nutricionista Liliana Natário ao Lifestyle ao Minuto.
Leia Também: Jamais deite fora a água de cozedura do ovo. Tem utilidade inesperada
Todavia, "se for em excesso, como qualquer outro alimento, claro" que pode contribuir para o aumento de peso. "É importante que se perceba qual a quantidade que se deve consumir e quais os seus equivalentes, de forma a que, sempre que quiser comer pão, saiba quais os alimentos e as quantidades que deve retirar do mesmo grupo de alimentos", explica.
© Liliana Natário
Por outro lado, a nutricionista refere que, "além da quantidade, é importante prestar atenção ao tipo de pão que compramos e quais os ingredientes utilizados". "Quanto mais integral for o pão, maior a quantidade de fibra, vitaminas e minerais presentes", sublinha. Como tal, "salvo algumas exceções devido a determinadas patologias, o ideal é escolher pão escuro".
Leia Também: Calistenia, a modalidade que está a fascinar cada vez mais portugueses