Pense duas vezes antes de voltar a usar a água da torneira para limpar certas partes do corpo ou alguns produtos domésticos, alertou a médica Jean Caudle, através de um vídeo publicado no TikTok.
Segundo Caudle, a água da torneira não é segura para enxaguamentos nasais. Isto porque a água não é adequadamente filtrada ou tratada. "Alguma água da torneira tem, de facto, níveis baixos de organismos que podem causar infeções potencialmente graves", diz. Nestes casos, deve optar por água destilada, estéril ou previamente fervida.
Leia Também: O seu aperto de mão pode revelar se está em risco de morte precoce
A médica refere também que existem muitos germes diferentes nesta água que podem causar infeções oculares, sobretudo em pessoas que utilizam lentes de contacto. "Não utilize água da torneira, soluções caseiras ou algo do género para desinfetar ou guardar as lentes de contacto."
A água da torneira não só contém potencialmente bactérias, como também pode conter minerais que podem causar acumulação ou descamação numa máquina de pressão positiva contínua nas vias respiratórias, ou CPAP. "A água destilada é a melhor escolha", afirma.
Por fim, o uso de água da torneira também é desaconselhado em humidificadores. "A água destilada tende a ser a melhor", de acordo com a médica.
Leia Também: Descoberto novo sintoma precoce de Alzheimer. Pode surgir aos 59 anos