Temos ótimas notícias para quem tem filhos adolescentes. Recentemente, um estudo, feito na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, concluiu que os adolescentes apreciam os conselhos não solicitados dos pais, mas apenas quando os progenitores apoiam a sua autonomia.
Para o estudo, disponibilizado na Emerging Adulthood, os investigadores analisaram 194 indivíduos, com idades entre os 18 e os 25 anos. Todos foram incentivados a refletir sobre algumas ocasiões em que um dos pais lhes deu conselhos e, mais tarde, responderam a um inquérito onde avaliam a eficácia desta ajuda. Foram ainda questionados sobre a sua capacidade de lidar com a situação e controlar as emoções.
Leia Também: Vacina Covid-19 é segura e eficaz em crianças e adolescentes, diz estudo
Graças a isto, concluíram que "os adolescentes de pais que apoiam a autonomia consideravam úteis os conselhos que pediam aos pais" e o mesmo efeito foi confirmado com os conselhos não solicitados. Quando isto não acontecia, os adolescentes interpretavam os conselhos como "menos sinceros e, por conseguinte, menos eficazes".
Isto significa que "os pais que apoiam com grande autonomia podem ter uma maior perceção de como oferecer apoio não solicitado e, assim, não caem na armadilha de dar apoio indesejado". Para além disso, os investigadores aconselham que evite afirmações como "porque eu disse"; "ultrapassa isso" e "não é nada de especial".
Leia Também: Ciência confirma: Adolescentes com irmãos têm pior saúde mental