Um estudo publicado no British Medical Journal revelou que o kimchi, um prato da Coreia do Norte que inclui vários legumes cozidos, pode ser a solução para não voltar a engordar.
Além de ser benéfico para a saúde intestinal, o estudo concluiu que o kimchi preparado com repolho pode diminuir o risco de obesidade em homens. Já o kimchi com rabanetes ajuda tanto homens como mulheres a combater o excesso de peso.
Leia Também: O consumo desta fruta docinha melhora a saúde do cérebro. Tem em casa?
Para chegarem a estas conclusões, os investigadores analisaram dados de mais de 115 mil pessoas com idades entre os 40 e os 69 anos. Os homens que consumiam uma a três porções de kimchi de repolho por dia apresentavam um risco 11 a 12% menor de obesidade em comparação a indivíduos que comiam menos de uma porção por dia. Por sua vez, as mulheres apresentavam um risco 8% menor.
Outro dado relevante é que, entre homens e mulheres que comeram kimchi de rabanete, notou-se um risco 9% menor de gordura à volta do abdómen. Além disso, os cientistas também descobriram que não existem benefícios em comer mais de três porções de kimchi por dia.
Leia Também: Cinco alimentos que devem sair imediatamente do seu frigorífico