Uma colher diária de azeite, muitas vezes apelidado de 'ouro líquido', pode salvar a sua vida, graças às propriedades antioxidantes.
Por ser considerada uma gordura saudável, o azeite pode ser utilizado como laxante natural. "A obstipação ocorre porque o cólon (intestino grosso) absorve muita água das fezes. Isso seca o cocó, tornando-o duro e difícil de expelir do corpo", como refere um artigo publicado pela Cleveland Clinic, citado pelo Daily Express. O que talvez não saiba é que o azeite contém lipídios que ajudam a acalmar o interior do cólon e a amolecer as fezes, permitindo que absorvam mais água.
Leia Também: Cardiologista revela hábito simples que reduz risco de doenças cardíacas
O aumento do consumo de azeite também tem sido associado a um menor risco de demência, um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças, como o Alzheimer, que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam, atualmente, 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, com quase 10 milhões de novos casos todos os anos. E as previsões são alarmantes: segundo a OMS, este número pode chegar aos 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões.
"Alguns compostos antioxidantes do azeite podem atravessar a barreira hematoencefálica [um revestimento protetor nos vasos sanguíneos que impede que germes e outras substâncias prejudiciais cheguem ao cérebro a partir da corrente sanguínea], tendo potencialmente um efeito direto no cérebro", disse Anne-Julie Tessier, de Harvard, citada pelo mesmo jornal. Acrescenta também que "é possível que o azeite tenha um efeito indireto na saúde do cérebro, beneficiando a saúde cardiovascular".
Leia Também: Este suplemento previne doenças cardíacas. Palavra de nutricionista