A respiração pode ser sua melhor aliada quando está num período de maior stress e alguma ansiedade. O controlo e forma como respira podem ajudar quando está em algum momento de maior tensão.
"O cérebro ouve os pulmões. A maneira como respiramos tem um efeito tremendo sobre o funcionamento do cérebro em muitos mecanismos diferentes", começa por dizer Patricia Gerbarg, professora clínica e assistente de psiquiatria no New York Medical College, no programa Today, do canal NBC.
Leia Também: Tem três minutos? Este treino de ioga reduz os níveis de açúcar no sangue
Revelou alguns dos exercícios que podem ajudar em casos de maior stress e ansiedade. Conheça-os.
Respiração abdominal
Faça a respiração pela zona abdominal durante quatro segundos. O abdómen deve subir e o tórax ficar parado. Pratique durante cinco minutos este tipo de respiração.
Respiração coerente
Sugere que tenha no telemóvel uma aplicação para controlar a respiração. Mova o ar com calma, de forma profunda e lenta. Sugere que pratique esta respiração durante 20 minutos por dia.
Método 4-7-8
Inspire pelo nariz durante quatro segundos. Prenda a respiração durante sete segundos. Por fim, expire pela boca e conte até oito.
Respiração controlada
Sente-se e expire o ar completamente. Inspire e conte até cinco. Expire e conte até cinco novamente. Mantenha este padrão durante cinco repetições.
Leia Também: Contar carneirinhos? Aprenda esta técnica de respiração para adormecer