Nutricionista aconselha: Pare de guardar estes alimentos no frigorífico

Guardar alimentos no frio nem sempre é a ideia mais acertada. A nutricionista Helga Teixeira aponta os alimentos que não devem estar sujeitos a temperaturas tão baixas.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
07/03/2024 11:01 ‧ 07/03/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Alimentação

"Com o hábito tradicional de guardar os alimentos em local refrigerado, é crucial compreender que cuidados devemos ter com os diferentes alimentos", começa por afirmar a nutricionista Helga Mendonça ao Lifestyle ao Minuto. Habitualmente, "os que causam mais dúvidas são os ovos e a comida acabada de fazer". Devemos guardá-la de imediato, ainda quente ou esperar que arrefeça?

Vamos por partes. "De acordo com as recomendações das autoridades de saúde, os ovos devem sim ser guardados no frigorífico. Depois de os comprarmos, aguentam cerca de duas horas com as propriedades nutricionais intactas fora do frio. No entanto, não devem ser guardados na porta do frigorífico, mas sim na prateleira superior, para evitar flutuações de temperatura", começa por explicar.

Leia Também: Especialista revela top 3 de superalimentos que fazem bem ao cérebro

'Mas no supermercado não estão no frigorífico', responde o leitor. Ora, "os supermercados seguem regras apertadas da ASAE [Autoridade de Segurança Alimentar e Económica], sobretudo no que diz respeito a flutuações de temperatura, pelo que, nesse aspeto, a sua conservação está num ambiente mais controlado", afirma.

Quanto às sobras de comida, há cuidados que devemos ter para que os alimentos não percam propriedades ou podem ir todos para o frigorífico? Em primeiro lugar, "não devemos guardar a comida quente. É preciso deixar arrefecer à temperatura ambiente durante duas horas e depois guardar num recipiente hermético no frigorífico, na sua zona mais fria para evitar o crescimento de microorganismos". "No geral os alimentos podem ser conservados no frigorífico até três a quatro dias, de acordo com as recomendações da DGS [Direção-Geral da Saúde]."

Leia Também: Jejum deve durar três dias para mudar o organismo, diz estudo

Existem ainda alimentos que perdem propriedades se forem guardados no frigorífico. "Perdem sabor, não amadurem, a textura é alterada, assim como os nutrientes", afirma a nutricionista.

Helga Mendonça acrescenta ainda que depois de serem "abertos/descascados" os legumes devem ser colocados em água e num recipiente hermético. Devem ficar no frigorífico para serem consumidos nos dois dias seguintes. 

Relativamente ao abacate, lembra que é uma fruta que oxida facilmente. "O melhor é prevermos a quantidade que vamos utilizar de modo a preservar a parte que não vamos utilizar com casca. Devemos colocar-lhe umas gotas de limão por cima e proteger com película aderente." Pode ir para o frigorífico durante dois dias.

Leia Também: Especialista alerta: Estes cinco alimentos e bebidas roubam anos de vida

Alimentos que perdem propriedades no frigorífico: 

  • Batata;
  • Banana;
  • Cebola;
  • Abacate;
  • Maçã.

Alimentos que podem ir para o frigorífico:

  • Iogurte;
  • Queijo;
  • Legumes;
  • Ovo.

Alimentos que não devem ir para o frigorífico:

Banana;

Maçã;

Alho;

Cebola;

Batata.

Leia Também: Sofre de artrite? Farmacêutico recomenda dieta para aliviar sintomas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas