Sim, leu bem. Infelizmente, um estudo, feito no Karolinska Institut, na Suécia, revelou que apenas duas noites seguidas de sono de má qualidade podem fazer-nos sentir quase cinco anos mais velhos. Para além disto, a investigação concluiu que dormir mal de forma consistente durante um período prolongado faz-nos sentir uma década mais velhos.
Para chegarem a esta conclusão, disponibilizada online, os investigadores realizaram dois estudos que envolveram, no total, 615 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 70 anos.
Leia Também: Dormir nesta posição tem um impacto negativo no sono. Sabia?
Graças a esta análise, "um dos estudos revelou que duas noites consecutivas de sono insuficiente - definido como quatro horas - faziam uma pessoa sentir-se 4,4 anos mais velha do que se tivesse dormido nove horas", explicam os cientistas.
Já o outro estudo mostrou que "cada noite mal dormida durante um período de 30 dias fazia com que uma pessoa se sentisse 2,8 meses mais velha". Entretanto, "ambos concluíram que a diferença entre dormir bem a maior parte do tempo e mal equivalia a uma diferença na 'idade subjetiva' (a idade que se sente) de 10 anos".
Leia Também: Os riscos que está a correr quando dorme com uma almofada alta