Repletas de vitaminas, minerais e antioxidantes, as frutas são um dos pilares de uma dieta saudável. "São cruciais para uma dieta equilibrada, ajudam a manter o intestino saudável, a reduzir o risco de doenças crónicas como patologias cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e certos tipos de cancro, e contribuem para a gestão do peso devido ao seu baixo teor de gordura e calorias", explica ao Daily Express a nutricionista Roxana De Sousa.
Para a responsável da Dole Sunshine Company, há três frutas que deve incluir na sua alimentação, "quer goste ou não". As amoras fazem parte da lista. Esta fruta é um poderoso antioxidante, está repleta de vitamina C e fibras, auxiliando na diminuição do risco de cancro e na digestão. Bónus: Têm um baixo teor de calorias e carboidratos, o que as torna uma excelente opção para manter um peso saudável".
Leia Também: Gastroenterologista indica cinco alimentos para se sentir menos inchado
Os benefícios da cereja também "são inegáveis", acrescenta a nutricionista. Roxana De Sousa refere que "as cerejas são ricas em fibras, vitamina C, potássio e vários fitoquímicos, e são particularmente conhecidas pela sua capacidade de reduzir a dor após o exercício e diminuir o risco de ataques de gota [ uma doença metabólica associada ao excesso de ácido úrico no sangue, e que provoca dor e inflamação articular], em grande parte devido ao seu alto teor fenólico, o que ajuda a combater a inflamação".
Conhecidas pelo seu teor de vitamina C, as laranjas também devem estar incluídos numa dieta saudável. "As laranjas e os seus parentes cítricos, incluindo as tangerinas, são excelentes fontes de fibras, flavonoides e vitamina C, que contribuem para a saúde do coração e para a hidratação", disse.
A nutricionista referiu também que "uma única laranja ou algumas tangerinas podem satisfazer as necessidades diárias de vitamina C, essencial para a função imunitária e para a saúde da pele". Além disso, "estas frutas são ideais para manter a hidratação, uma vez que são compostos maioritariamente por água e podem contribuir significativamente para a sua ingestão diária de líquidos".
Leia Também: "O meu 1.º trabalho numa cozinha foi na copa, onde aprendi a lavar loiça"