É isto que um médico faz para emagrecer e aumentar a longevidade

Michael Mosley, o 'guru da dieta', defende que há um exercício que ajuda a perder peso, faz bem ao coração e até ajuda a reduzir o risco de diabetes.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
11/04/2024 08:13 ‧ 11/04/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Exercício físico

High Intensity Interval Training (HIIT) - em português, treino intervalado de alta intensidade. Para o  'guru da dieta Michael Mosley, médico e autor de vários livros sobre nutrição e dietas, é um dos exercícios mais eficazes para emagrecer, aumentar a longevidade e melhorar a saúde em geral.

No seu podcast 'Just One Thing', o médico de 66 anos revelou que ele mesmo realiza HIIT para manter um estilo de vida saudável. Este treino é curto, ou seja, ideal para quem está sempre a correr contra o tempo. Em 30 minutos aquece, treina, descansa e está feito. Como explica Michael Mosley, nem é preciso utilizar equipamentos caros. Pode simplesmente usar o próprio peso do seu corpo.

Leia Também: Cardiologista revela queijo aliado da saúde do coração. É fã?

"Não só queima mais calorias em menos tempo, como também pode construir os seus músculos e aumentar a capacidade do seu cérebro", disse o médico, referindo que "pode ainda introduzir intervalos de intensidade mais vigorosos em quase todos os exercícios de corrida e ciclismo. Até mesmo na sua caminhada matinal".

Mosley destaca ainda a importância de adaptar os treinos à condição física. "A longo prazo,  pode trazer grandes benefícios, como aumentar a força muscular, melhorar a saúde do coração e reduzir o risco de diabetes tipo 2."

Acrescenta também o HIIT tem um impacto significativo nas células mitocondriais, que "tendem a tornar-se menos eficazes à medida que envelhecemos". "Num estudo recente, os voluntários foram instruídos a praticar ciclismo de alta intensidade durante  quatro sessões de quatro minutos, três vezes por semana. Após três meses, não só apresentaram mais massa e força muscular, como também aumentaram a atividade mitocondrial em até 70%."

Leia Também: Dois alimentos aparentemente inofensivos que aumentam o risco de demência

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas