A atividade física é uma parte fundamental do tratamento e prevenção da hipertensão. Mas sabem quais os exercícios recomendados?
"Não existe uma contraindicação formal para cada modalidade, desde que a pressão arterial esteja controlada com medicamentos e o doente seja acompanhado por um médico", explica ao jornal Metrópoles o cardiologista Rafael Côrtes. O melhor exercício para hipertensos é, segundo o especialista "o que o doente mais gosta de fazer, pois isso garante uma maior adesão".
Leia Também: Nunca desconfiou que isto pudesse ser um sinal de alergia ao verniz
Além dos benefícios diretos na pressão arterial, "a atividade física melhora a saúde dos vasos sanguíneos, aumenta o bem-estar, melhora a postura e, consequentemente, diminui o stresse e as dores no corpo". "Pessoas hipertensas que seguem as recomendações de atividade física apresentam uma redução de 27% a 50% no risco de mortalidade. Mesmo níveis menores de atividade também trazem benefícios", defende o médico.
Caminhada, corrida, natação, ciclismo e dança são, de acordo com Côrtes, as atividades físicas recomendadas e que têm benefícios na comprovados pela comunidade científica.
O cardiologista refere também que o doente não deve treinar se a pressão arterial estiver acima de 160/105 mmHg.
Leia Também: Nutricionista sugere seis chás que prometem desinchar o corpo
Estou em risco?
Categorias da pressão arterial:
Risco baixo: 120/80 mm Hg
Risco médio: 121-139/80 - 89 mm Hg
Risco elevado: 140+/90 mm Hg
"Existem algumas exceções a estas categorias: por exemplo, para as pessoas com diabetes consideram-se valores para risco elevado quando a pressão arterial é superior a 130/80", pode ler-se no portal da CUF. Para quem tem mais de 80 anos de idade, "a pressão sanguínea sistólica [mede a força com que o coração contrai e 'expulsa' o sangue do seu interior] deve ser, de um modo geral, inferior a 150".
Além de ser uma condição preocupante por si só, o seu aparecimento pode também estar associado a outros problemas de saúde ainda mais graves que podem até provocar a morte.
Leia Também: Colesterol alto? Estes alimentos têm um enorme impacto na sua saúde