Não é a primeira vez que falamos deles, mas agora vamos revelar os quatro alimentos termogénicos que não podem faltar na sua casa, segundo a nutricionista Marcella Oliveira, do Hospital São Marcelino Champagnat, no Brasil. Na prática, o que acontece é que não só aumentam a temperatura corporal como forçam o organismo a gastar mais energia. Ou seja, acaba por emagrecer.
Em entrevista ao Sport Life, a nutricionista deixa o recado: "É importante lembrar que os alimentos termogénicos não são uma solução mágica para a perda de peso". Ainda assim, "podem ser úteis se forem combinados com uma dieta equilibrada e atividade física regular". "A chave para a perda de peso é manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios regularmente e consultar um nutricionista para um plano personalizado. A inclusão de alimentos termogénicos na dieta deve ser feita com moderação", reforça ainda.
Com isto em mente, eis quatro termogénicos naturais que podem facilitar o processo de emagrecimento:
Leia Também: Os alimentos que nos provocam mais gases (nenhum deles é o feijão)
1- Pimenta caiena
Contém capsaicina, a substância que produz a sensação de ardor na boca e que detém propriedades termogénicas. "Aumenta a temperatura corporal, acelera o metabolismo e ajuda a queimar mais calorias. Além disso, a capsaicina pode reduzir o apetite, o que ajuda a controlar a ingestão de alimentos", corrobora Marcella Oliveira.
2- Chá verde
As catequinas presentes na sua composição ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar gordura. "Beber chá verde regularmente pode ajudar a impulsionar o metabolismo e a queimar mais calorias. Além disso, o chá verde é uma ótima fonte de antioxidantes, que pode promover a saúde em geral", afirma a nutricionista.
Leia Também: Nutricionista indica cinco frutas que todos devíamos comer diariamente
3- Gengibre
Este alimento é "conhecido pelas suas propriedades termogénicas, que podem ajudar a acelerar o metabolismo e a aumentar a queima de calorias". "Também tem propriedades anti-inflamatórias e pode melhorar a digestão, o que é benéfico para o processo de perda de peso."
4- Café
"A cafeína é um estimulante que pode aumentar a taxa metabólica e a energia. Isso pode ajudar a queimar calorias extra, especialmente se for consumida antes da prática de exercício físico", explica a nutricionista, sublinhando, no entanto, que "é importante consumir café com moderação". "O consumo excessivo pode causar efeitos secundários negativos", alerta.
Leia Também: Quatro bebidas que vão ajudá-lo a ter uma barriga lisa a tempo do verão