Apostando numa alimentação variada, estará a contribuir para o funcionamento do seu intestino, não sendo, por isso, necessário recorrer a laxantes. Em entrevista ao portal Eat This, Not That!, a dietista Lauren Manaker revelou que o café é uma das melhores alternativas para combater a obstipação, que consiste na dificuldade de evacuar sem esforço e de modo regular no mínimo três vezes por semana.
Lembrando que só se deve recorrer a fármacos quando a mudança de hábitos alimentares não surte efeito, a dietista explica que o café "estimula o trato gastrointestinal, o que aumenta o peristaltismo - os movimentos que o intestino faz para empurrar o conteúdo em direção à saída". Além de promover a evacuação, por fazer com que os músculos do cólon se contraiam, Manaker refere também que a acidez natural do café pode aumentar a produção de ácido gástrico e auxiliar ainda mais na digestão.
Leia Também: De bestial a besta. Afinal, precisamos ou não de beber leite?
Alerta, no entanto, que "as reações das pessoas ao café podem variar, sendo algumas mais sensíveis aos seus efeitos do que outras".
Para quem não pode beber café, a nutricionista sugere um plano B: sumo de ameixa. "O sorbitol, um álcool de açúcar natural encontrado nas ameixas secas, funciona como um laxante, atraindo água para o intestino, amolecendo as fezes e facilitando a passagem."
Leia Também: Os alimentos que nos provocam mais gases (nenhum deles é o feijão)