Quem tem alergias reconhece facilmente os incómodos sintomas como espirros, tosse, corrimento nasal e olhos lacrimejantes. Por isso, nesta altura do ano, muitas pessoas recorrem a sprays nasais. Lawrence Cunningham, um médico, citado no Metro, explica que muitos cometem um erro quando os usam.
Mais especificamente, afirma que muitos tendem a "inalar o spray com muita intensidade quando o pulverizam, o que pode fazer com que o medicamento seja engolido em vez de ser absorvido pelas vias nasais", algo que afeta a eficácia do spray.
Leia Também: Tem alergias? Hábitos que tem de evitar para conseguir dormir
De acordo com o médico, "a abordagem correta consiste em inclinar a cabeça ligeiramente para a frente". Depois, "aponte o spray para o lado do nariz, mas não para cima, e pressione suavemente" para libertar o medicamento.
Explica ainda que "suster a respiração durante alguns segundos após a pulverização pode ajudar a garantir que o medicamento permanece nas passagens nasais e não escorre pela garganta".
Para além disto, o médico não recomenda que utilize demasiado os sprays nasais porque "o uso excessivo pode levar a uma congestão, em que as passagens nasais ficam mais congestionadas quando o efeito do medicamento passa".
Leia Também: Descoberta resposta diferente do sistema imunitário a alergias e infeções