"O coco é um dos meus alimentos preferidos. Nem gostava, mas depois de ficar a par de todos os benefícios eduquei o meu paladar e agora é um dos alimentos que uso no meu dia a dia para desinflamar e saciar." Quem o diz é a nutricionista Rita Parente.
Numa publicação feita na rede social Instagram, a especialista explica que "metade da gordura do coco é um supercombustível chamado ácido láurico", que é convertido no corpo em monolaurato de glicerol, um antiviral e antibateriano. "Torna o seu organismo numa máquina saudável e desinflamada."
Leia Também: Quatro dicas para fazer 'dieta' sem sacrifício (ou restrições)
Refere também que é mito que a gordura saturada de coco seja má. "A gordura saturada só causa inflamação no organismo quando consumida com uma grande quantidade de açúcar", esclarece, sublinhando que o açúcar "é o gatilho da inflamação".
Realça ainda que o interior do coco é rico em fibra, pelo que promove uma sensação de saciedade, auxiliando no processo de emagrecimento. As lascas de coco, o coco ralado e o coco fresco são, segundo Rita Parente, algumas das melhores fontes.
Por fim, a nutricionista faz questão de informar que água de coco não é saudável. E deixa o recado: "O açúcar de coco é obtido a partir da seiva das flores da palma de coco e não do coco em si. É inflamatório porque vai aumentar os níveis de insulina e os radicais livres".
Leia Também: Nutricionista diz-lhe o que fazer já hoje para desinchar e emagrecer