Está a tentar emagrecer? É importante fazer uma alimentação equilibrada, saudável e rica em alimentos específicos. Por exemplo, Guna Bilande, uma nutricionista, citada no Mirror, aconselha que aposte nos que têm calorias negativas. Porquê? Segundo a especialista, contêm tão poucas calorias que o seu consumo utiliza mais energia do que aquela que fornecem.
Mais especificamente, o conceito de calorias negativas "refere-se a alimentos que são muito baixos em calorias e ricos em água e fibra, fazendo com que o seu corpo se esforce mais para os digerir", explica.
Trata-se de um processo simples e que "pode criar um défice de calorias", algo que ajuda a perder peso, acrescenta. Quer exemplos de alimentos assim?
Leia Também: Será que queima mais calorias quando está calor? Eis a resposta
Cinco alimentos com calorias negativas:
- Aipo. Tem cerca de 16 calorias por chávena e contém maioritariamente água e fibras;
- Pepino. "Têm cerca de 16 calorias por chávena e são ótimos para o manter hidratado", explica;
- Toranja. Meia toranja contém cerca de 52 calorias. "Comer toranja antes das refeições pode ajudar a controlar o apetite e a reduzir a ingestão total de calorias";
- Brócolos. Geralmente, uma chávena de brócolos contém cerca de 31 calorias e muitas vitaminas, minerais e fibras, afirma a nutricionista;
- Frutos vermelhos. É o caso dos morangos que têm cerca de 49 calorias por chávena. Tratam-se de frutas excelentes para "satisfazer os desejos de doces, mantendo a ingestão de calorias baixa".
Leia Também: Afaste-se destes molhos. São ricos em calorias e arruínam o metabolismo