Meteorologia

  • 17 SEPTEMBER 2024
Tempo
25º
MIN 21º MÁX 34º

Ninguém dá nada por ele, mas este vegetal é aliado do peso e do intestino

Se sofre do estômago e pretende perder peso, aqui tem uma ajuda preciosa.

Ninguém dá nada por ele, mas este vegetal é aliado do peso e do intestino
Notícias ao Minuto

07:43 - 19/08/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

O consumo de repolho não só ajuda a manter a flora intestinal saudável, como meio caminho andado para emagrecer e controlar o peso, segundo Edilson Francisco Nascimento, nutricionista e professor de nutrição do Centro Universitário Uniceplac, no Brasil.

 

O especialista refere que este alimento, muitas vezes subestimado, é rico em nutrientes essenciais e é uma poderosa 'arma' contra doenças. "O repolho é uma excelente fonte de vitaminas, como a vitamina C e K, além de ser rico em fibras, folato e compostos antioxidantes, como os flavonoides e glucosinolatos", aponta Edilson Francisco Nascimento, em declarações ao jornal Metrópoles, no âmbito da rubrica 'Claudia Meireles'. 

Leia Também: Há uma fruta exótica que combate a gordura no fígado e o colesterol alto

Refere também é um ótimo aliado para quer perder peso com saúde e de forma duradoura. "Por ser um alimento pouco calórico e alto teor de água, o repolho ajuda a aumentar o volume das refeições sem adicionar muitas calorias, contribuindo para controlar o peso."

Além disso, a fibras presentes no repolho não só promovem o trânsito intestinal, como previnem a prisão de ventre (obstipação). "O repolho contém compostos que podem ajudar a proteger a mucosa do estômago, reduzindo o risco de úlceras gástricas. Consumir repolho regularmente também potencia o crescimento de bactérias benéficas no intestino, o que é importante para o equilíbrio da microbiota intestinal", diz o nutricionista.

Ao mesmo jornal, Edilson Francisco Nascimento explica que, por ser rico em antioxidantes como vitamina C, flavonoides e glucosinolatos, ajuda a reduzir o risco de inflamação crónica e protege o corpo contra os danos causados pelo stress oxidativo, que consiste na libertação de determinadas moléculas(os chamados radicais livres) no corpo. "Os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres no corpo, que podem causar danos celulares e contribuir para o desenvolvimento de doenças crónicas, como as cardíacas e até certos tipos de cancro."

Leia Também: Reduza a gordura visceral em semanas com a ajuda deste alimento

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório