A qualidade do ambiente de trabalho deve ser uma preocupação tanto para as chefias como para os funcionários. Um grupo de investigadores comprovou que presenciar comportamentos rudes não só é um sinal de que trabalha numa empresa verdadeiramente tóxica como pode ter graves consequências na sua saúde, segundo investigações da Universidade da Flórida, Universidade de Indiana e outras universidades nos Estados Unidos e Israel. As conclusões foram publicadas no Journal of Applied Psychology.
"Muitos locais de trabalho tratam a indelicadeza como uma questão interpessoal menor", disse Amir Erez, um dos investigadores. No entanto, "o nosso estudo mostra que é uma grande ameaça à produtividade e até mesmo à segurança. As organizações devem tratá-la como tal".
Leia Também: Psicólogo aponta sete atitudes que estragam o dia de alguém com ansiedade
Os autores do estudo acompanharam profissionais de diversas áreas. Na área da saúde, um ambiente de trabalho hostil levou à execução mais precária de procedimentos que poderiam salvar vidas, influenciando o desempenho de uma equipa médica em 44%.
Em situações limite, os investigadores dizem que comentários rudes podem mesmo "ter consequências potencialmente fatais". "É um lembrete poderoso de que a maneira como interagimos uns com os outros tem consequências no mundo real, especialmente em situações críticas", comenta o investigador Jake Gale, da Universidade de Indiana.
Leia Também: Tragédia no Douro. "É importante criar um ambiente de apoio mútuo"