"Os visitantes têm a oportunidade de degustar os melhores vinhos, conhecer produtores locais e da região, e desfrutar de uma programação repleta de atividades, incluindo palestras, 'workshops', exposições, teatro e música ao vivo, 'showcookings' e gastronomia regional", adianta o presidente da Câmara de Nelas (distrito de Viseu), Joaquim Amaral.
Em comunicado, o autarca refere que este ano o certame, que reúne 39 produtores de vinho do Dão, com provas e vendas no recinto, conta com um "'wine bar' até às 02h30 com um ambiente exclusivo" de degustação.
Este espaço, uma novidade desta edição, "será o ponto de encontro para enólogos, apreciadores de vinho e curiosos, onde poderão desfrutar de uma experiência enológica completa, acompanhada de música ao vivo, e pela primeira vez de um conjunto de provas rápidas asseguradas" pelos produtores presentes" na feira.
"Ao longo dos três dias, de sexta-feira a domingo, no Mercado Municipal, vão decorrer também diversos 'showcookings' e harmonizações orientadas por conceituados chefs e enólogos que garantem, aos visitantes, oportunidades únicas para conhecer ou aprofundar conhecimentos sobre as diferentes castas e 'terroirs' desta região, bem como de produtos endógenos do Dão", salienta o autarca.
Joaquim Amaral lembra que a Feira do Vinho do Dão, além do seu "enfoque técnico e profissional", conta ainda com "oferta cultural, social e de entretenimento" com destaque para o espetáculo musical "Não Há Bela Sem... um Dão", da associação cultural Contracanto, e para Camané, a presença, no domingo.
Na nota de imprensa o autarca realça ainda a sustentabilidade do evento que, na sequência de um protocolo assinado com a Green Cork/Quercus, adota agora a "implementação de práticas sustentáveis e de preservação do meio ambiente, promovendo uma viticultura mais responsável" e, por exemplo, a reciclagem de rolhas de cortiça.
Leia Também: Em setembro, há festa do espumante em Cascais. Prepare-se para os brindes