A saúde intestinal pode estar ligada ao aumento do risco de Parkison. A conclusão é de um estudo realizado pelo Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston, nos Estados Unidos, e publicado no início de setembro na revista JAMA Network Open.
O estudo revela que pessoas que sofreram anos no revestimento superior do trato gastrointestinal tinham mais 76% de hipóteses de desenvolver a doença.
A investigação juntou 9.350 doentes com idade média de 52 anos. Foram submetidos a uma endoscopia, que analisa o esófago, o estômago e a primeira parte do intestino delgado.
Em causa estavam alterações no tecido mole que reveste os canais e órgãos do corpo no sistema digestivo. "Agora sabemos que sintomas intestinais como estes anunciam um futuro diagnóstico de doença de Parkinson", revelou à Fox News Trisha Pasricha, gastroenterologista do Beth Israel Deaconess Medical Center.
"Dada a proeminência de problemas gastrointestinais precoces no Parkinson, há uma teoria que sugere que a patologia que causa o Parkinson pode surgir no trato gastrointestinal e chegar até ao cérebro."
Leia Também: O seu cérebro agradece que deixe de lado estas três bebidas