Perder peso não é uma missão impossível. O problema é conseguir fazê-lo sem perder músculo. E é aí que entram os alimentos proteicos.
"[As proteínas] estão envolvidas na reparação e manutenção do tecido muscular, na síntese de colágeno e na oxigenação dos órgãos", realça a nutricionista Maira Valim, em entrevista ao Metrópoles.
Leia Também: Nutricionista revela o chá mais indicado para quem pretende emagrecer
Além disso, este macronutriente também ajuda na produção de enzimas que desencadeiam reações químicas necessárias ao normal funcionamento do organismo, como a digestão e o metabolismo. "Se o seu metabolismo estiver acelerado, a perda de peso será mais fácil", diz a especialista em nutrição.
Neste sentido, eis cinco alimentos proteicos que ajudam a emagrecer e contribuem para o aumento de massa magra:
1- Atum
Em média, 100 gramas (g) de atum fresco contêm cerca de 26 g de proteínas.
Leia Também: É isto que os vendedores de fruta fazem para a melancia durar mais tempo
2- Carne de soja
Contém um alto teor de proteínas e é fonte de aminoácidos essenciais. Em média, 100 g de carne de soja contém cerca de 17 g de proteínas.
3- Lentilha
Em média, 100 g de lentilha cozida equivalem a cerca de nove g de proteínas. Além disso, contém bastante fibra, o que proporciona uma sensação de saciedade elevada e facilita a perda de peso.
Leia Também: Deco alerta: O popular queijo flamengo fatiado tem um senão
4- Peito de peru
Com poucas gorduras saturadas, é fonte vitaminas do complexo B. O valor proteico pode variar. Ainda assim, 100 g de peito de peru contêm, em média, cerca de 22 g de proteínas.
5- Grão de bico
Rico em fibras e proteínas, ajuda na digestão e a manter a saciedade. Em média, 100 g de grão de bico contêm seis g de proteína.
Leia Também: Nutricionista partilha chá que é saúde num copo. Ajuda a emagrecer e mais