Thaiz Brito, a nutricionista e colunista do jornal Metrópoles, a romã contém diversos nutrientes e compostos bioativos nobres, como antocianinas, elagitaninos, ácido gálico e catequinas. Além disso, é rica em vitaminas A, C e E e fibras. Por tudo isto, a fruta ajuda a combater o colesterol elevados e a hipertensão.
A especialista refere que a fruta tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. "Os antioxidantes combatem as inflamações, pois atuam contra os radicais livres, reduzindo os danos causados às células", afirma.
Leia Também: Precisa mesmo de começar a comer esta fruta. Faz milagres pelo intestino
Referindo-se a um artigo publicado o ano passado no Current Pharmaceutical Design, com base em 20 estudos com animais e outros quatro controlados, diz que os resultados mostram que o consumo de romã pode reduzir o risco de declínio cognitivo na vida adulta.
Uma revisão de oito ensaios clínicos, publicada no Pharmacological Research, concluiu que sumo de romã ajuda a reduzir a pressão arterial. "Tais benefícios podem ser atribuídos à presença dos compostos fenólicos, como os ácidos gálico, elágico e protocatequínico."
Leia Também: Uma nutricionista diz-lhe como fazer as pataniscas mais saudáveis