Os primeiros sinais de problemas no intestino. Fique atento
Estar atento aos sinais pode fazer toda a diferença.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde intestinal
A saúde intestinal desempenha um papel fundamental no bem-estar do organismo, influenciando desde a digestão até à imunidade. No entanto, muitas vezes ignoramos sinais de que algo pode não estar bem, deixando agravar situações evitáveis.
Um dos primeiros indicadores de problemas nos intestinos é a reação do organismo após o consumo de determinados alimentos. "Se nota desconforto (como gases, distensão abdominal ou dor) depois de consumir certos ingredientes, isso pode ser um indicador de sensibilidade alimentar, como intolerância à lactose ou ao glúten", indica a nutricionista Juliana Andrade ao jornal Metrópoles, no âmbito da rubrica 'Claudia Meireles'.
Leia Também: Não erre! Dicas de especialistas para um pequeno-almoço amigo do coração
A especialista refere também que a saúde intestinal está diretamente ligada aos níveis de energia e ao humor, já que grande parte da serotonina (hormona associada aos estados de felicidade e bem-estar) é produzida no intestino. Por isso, "se costuma sentir-se frequentemente cansado, irritado ou ansioso, a sua saúde intestinal merece atenção", diz.
Deve ainda prestar atenção ao estado da sua pele, uma vez que problemas intestinais podem estar na origem de problemas como acne, rosácea ou outras condições dermatológicas geralmente relacionadas à inflamação sistémica e desequilíbrios na microbiota.
Quanto à frequência da evacuação, a nutricionista Juliana Andrade afirma que "pode variar de pessoa para pessoa". "A média de evacuações varia de uma a três vezes por dia, mas algumas pessoas podem evacuar a cada dois dias e, ainda assim, ser considerado normal, desde que não haja desconforto ou outros sintomas", esclarece.
Leia Também: Manter sal perto das janelas combate problema comum nos meses de inverno
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com