Segundo um novo estudo, disponibilizado na JAMA Dermatology, apostar uma alimentação rica em alimentos ultraprocessados pode aumentar significativamente o risco de psoríase, uma doença crónica da pele, de natureza autoimune. Caso não saiba, o termo refere-se a alimentos com muitas calorias, açúcares e que incluem corantes, edulcorantes e conservantes artificiais na lista de ingredientes.
Investigadores analisaram a saúde e a alimentação de mais de 18 mil indivíduos. Todos foram dividas em três grupos com base na quantidade de alimentos ultra processados que comiam por dia.
Leia Também: Muita atenção! Estes alimentos comuns levam ao envelhecimento da pele
Concluíram assim que as pessoas que comiam quantidades significativamente mais elevadas destes alimentos estavam 36% mais em risco de sofrer de psoríase. De acordo com os investigadores, citados no DailyMail, isto pode acontecer porque os alimentos ultra processados podem fazer com que o corpo esteja mais vulnerável a inflamação, algo que aumenta o risco desta condição.
Mas, apesar dos resultados do estudo, os autores concluíram que a relação entre a psoríase e estes alimentos necessitava de mais estudos em grande escala.
Leia Também: Demência vê-se no rosto. Há um traço que sugere quem pode estar em risco