Nos últimos tempos, o chá de moringa tornou-se um dos fenómenos do TikTok. A bebida tem atraído a atenção de vários utilizadores da rede social, sobretudo aqueles que pretendem emagrecer e, ao mesmo tempo, controlar os níveis de açúcar no sangue. Porém, nem tudo são 'flores.
Também conhecida como acácia branca, a moringa é rica em cálcio, ferro, potássio e vitaminas A e C. Por tudo isto, além de ajudar a manter a diabetes sob controlo, é uma planta com ação antioxidante e anti-inflamatória.
Leia Também: Os primeiros sinais de demência podem manifestar-se no andar
"Praticamente todas as partes da árvore são comestíveis e usadas na alimentação: folhas, raízes, vagens, flores e sementes. A planta é rica em antioxidantes como vitamina C, beta-caroteno e quercetina, que ajudam a baixar a pressão arterial, além de reforçarem o sistema imunológico", explica a farmacêutica Angela Xavier ao jornal Metrópoles.
Contudo, em excesso, a planta pode contribuir para a acumulação de cálcio no corpo, o que prejudica o funcionamento dos rins. "A moringa é uma planta que possui uma alta concentração de cálcio, estima-se que 100 gramas dela equivale a mesma quantidade do mineral encontrada em 1,3 quilos de cenoura, mas esse aporte pode ser excessivo e agravar casos de pedras nos rins", alerta o médico Silas Soares, em declarações à mesma publicação.
Leia Também: Moringa. Conheça a planta rica em propriedades anti-inflamatórias