Tão delicioso quanto nutricionalmente rico, o amendoim contém uma quantidade surpreendente de proteína, chegando a ser superior à do ovo. Além disso, é fonte de magnésio, um mineral fundamental para a saúde muscular.
Ao jornal Metrópoles, a nutricionista Verônica Dias começa por realçar que o amendoim é fonte de proteína vegetal. Por cada 100 gramas, contém cerca de 25 g de proteína. Para ter uma ideia, o ovo disponibiliza cerca de 13 g de proteína.
Leia Também: Para começar bem o dia, há um cereal que deve fazer parte das suas manhãs
O valor biológico da proteína é o principal fator entre estes alimentos. "O ovo tem um valor biológico muito alto, sendo mais biodisponivel. É considerado uma das melhores fontes de proteína completa, pois contém todos os nove aminoácidos essenciais em proporções ideais para o corpo humano", explica.
Ainda assim, o amendoim não é considerado uma proteína completa, uma vez que lhe faltam alguns aminoácidos essenciais, tais como a metionina.
Leia Também: Os primeiros sinais de demência podem manifestar-se no andar
Já a nutricionista Daniela Lasman alerta para o facto de o amendoim ser um fruto seco altamente calórico. Contas feitas, cinco vezes mais do que os ovos. "Tem uma ótima quantidade de gordura insaturada, mas uma quantidade expressiva de gordura saturada (três vezes mais que os ovos). Em excesso pode aumentar os níveis de colesterol LDL no sangue e contribuir para alterações com caráter inflamatório, como diabetes, acidente vascular cerebral, aterosclerose e pressão alta."
A nutricionista Raniere Tacilene, por sua vez, destaca a presença de vitamina E de arginina, aminoácido que auxilia o fluxo sanguíneo, contribuindo para um melhor desempenho físico. "É por isso que tem o amendoim tem sido incorporado como pré e pós-treino", sublinha.
Leia Também: Há um doce que ajuda a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2