Segue uma dieta à base de carnes vermelhas e processadas, 'fast food', cereais refinados, álcool e bebidas açucaradas? Cuidado, pode estar em perigo. O alerta foi feito pelo epidemiologista nutricional Yohannes Melaku.
"Identificámos várias ligações diretas entre uma dieta pobre e os cancros digestivos. Padrões alimentares pouco saudáveis, marcados por um elevado consumo de carnes vermelhas e processadas, 'fast food', cereais refinados, álcool e bebidas açucaradas, estão preocupantemente ligados a um risco acrescido de cancro gastrointestinal", afirma o especialista, citado pelo jornal Daily Express.
Leia Também: Cancro do pâncreas. Os três sintomas precoces que jamais deve ignorar
A equipa de Melaku analisou um total de 28 estudos, com dados relativos a 97 561 pessoas, sobre hábitos alimentares e a relação com cancro gastrointestinal. Os investigadores concluíram que uma dieta rica em fibras e gorduras insaturadas estaria associada a um menor risco de cancro colorretal e levantam a possibilidade de existir uma relação entre a dieta e o desenvolvimento de cancro devido a processos de inflamações crónicas baixo grau e interações prejudiciais através do microbioma.
"Dado que os cancros digestivos são cada vez mais comuns em pessoas com menos de 50 anos, é tempo de agir para proteger a saúde digestiva da população", diz Yohannes Melaku, sublinhando que "a educação nutricional e a promoção de padrões alimentares saudáveis seriam cruciais para reduzir o risco de cancro gastrointestinal e melhorar a saúde em geral".
Leia Também: O chá que deve ter sempre em casa. É 'remédio' caseiro contra colesterol