Um novo estudo publicado no Journal of Addiction concluiu que apenas um cigarro é capaz de tirar 20 minutos à vida de um fumador. Segundo a investigação da University College London, um maço com 20 cigarros pode encurtar a vida em quase sete horas.
"As pessoas geralmente sabem que fumar é prejudicial, mas tendem a subestimar o quanto", revelou ao The Guardian Sarah Jackson, uma das principais autoras do estudo.
"Em média, fumadores que não param de fumar perdem cerca de uma década de vida. São 10 anos de tempo precioso e momentos passados com entes queridos", continua.
O estudo teve por base os mais recentes dados do British Doctors Study e do Million Women Study. Numa última investigação do género, realizada em 2000, concluiu-se que um cigarro poderia diminuir em 11 minutos a vida de quem o fumava.
"Algumas pessoas podem pensar que não se importam em perder alguns anos de vida, dado que a velhice é frequentemente marcada por doenças crónicas ou deficiência."
"Deixar de fumar em qualquer idade é benéfico, mas quanto mais cedo, mais longa e saudável pode ser a vida", continua. Segundo a investigação, se uma pessoa deixar de fumar no dia 1 de janeiro, irá conseguir evitar a perda de 50 dias de vida até ao final de 2025.
Leia Também: Se quer deixar de fumar, o melhor é afastar-se deste tipo de alimentos