Pessoas que bebem café logo de manhã podem sentir mais benefícios do que os indivíduos que consomem a bebida mais tarde, concluiu uma nova investigação da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos. É, segundo o The Guardian, o primeiro grande estudo sobre os benefícios para a saúde da bebida em diferentes alturas do dia.
Para o estudo, disponibilizado no European Heart Journal, os investigadores analisaram os hábitos alimentos de mais de 40 mil adultos, assim como a quantidade de café que consumiam e em que altura do dia o faziam. Cerca de 36% dos indivíduos examinados consumia café de manhã. Já 16% bebiam café ao fim do dia.
Leia Também: Especialistas alertam para aquilo que (ainda) faltava saber sobre café
Concluíram assim que as pessoas que consumiam café de manhã tinham 16% menos probabilidades de morrer de qualquer causa e 31% menos probabilidades de morrer de doenças cardiovasculares durante um período de acompanhamento de 10 anos.
De acordo com os investigadores, citados no jornal, os benefícios para a saúde do coração não existiam para as pessoas que consumiam a bebida ao longo do dia. Mais especificamente, "os registos médicos não mostravam uma redução significativa da mortalidade nos consumidores que bebem durante todo o dia, em comparação com os que evitam o café".
Para além disto, concluíram que os consumidores de café pela manhã "apresentavam um menor risco de morte, quer fossem consumidores moderados, que bebiam duas a três chávenas por dia, quer fossem consumidores intensivos, que consumiam mais". Explicam ainda que os benefícios foram menores para os que bebiam apenas uma chávena de manhã.
Leia Também: Sim, o descafeinado pode ter benefícios para a saúde. Conheça alguns