Começa a usar o telemóvel logo de manhã depois de acordar? É um hábito muito comum nos dias de hoje, mas, infelizmente, tem consequências desagradáveis para a saúde. Antonio Kalentzis, um psicólogo, citado no The Independent, mencionou algumas.
Primeiro explica que "ao acordar, o seu cérebro encontra-se num estado chamado 'inércia do sono', uma transição grogue entre o sono e a vigília. Trata-se de um período delicado em que as funções cognitivas ainda não estão totalmente restabelecidas."
Leia Também: É nesta posição que deve dormir quando tem o nariz entupido
"Pegar no telemóvel e inundar o cérebro com notificações, 'feeds' de redes sociais ou emails estimula excessivamente o córtex pré-frontal, o responsável pela tomada de decisões e pelo controlo dos impulsos", acrescenta. Isto pode causar fadiga mental e fazer "com que a sua mente se sinta confusa e menos concentrada durante o resto do dia".
Também explica que o hábito pode ter um impacto negativo nos olhos. Segundo o psicólogo, "após horas de escuridão durante o sono, os olhos precisam de tempo para se adaptarem à luz". "Expor os olhos imediatamente ao brilho intenso de um ecrã pode causar desconforto, secura e irritação".
Leia Também: Passa horas no telemóvel? Como evitar lesões no pescoço e coluna