A Câmara de Castelo de Vide, distrito de Portalegre, vai promover no sábado um "encontro de confraternização" com a população espanhola de Valência de Alcántara, com partilha de experiências gastronómicas, ritmos e cantares, foi hoje anunciado.
A iniciativa, que terá início pelas 17:00 na praça D. Pedro V, tem como objetivo "fortalecer os laços históricos" e a "excelente" cooperação entre Castelo de Vide e Valência de Alcántara, na província de Cáceres.
"Nós somos um território de fronteira, que no passado estivemos de costas voltadas e hoje, felizmente, temos uma relação de complementaridade", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita.
Para o autarca, o "Encontro Cultural Transfronteiriço", aberto a toda a população, com entrada livre, serve para "unir cada vez mais" os dois povos raianos.
Os visitantes vão poder desfrutar de uma programação diversificada, onde se destaca a música tradicional e uma prova de produtos gastronómicos da região.
O encontro tem início com a atuação do Grupo Folk da Escola de Música Francisco Higuero, de Valência de Alcántara, seguindo-se, pelas 18:00, uma apresentação de dança da Academia Sénior de Castelo de Vide.
Para fechar o evento, está prevista. pelas 19:00, uma degustação gastronómica de produtos regionais.
De acordo com António Pita, este evento, que visa também "cultivar o espírito da amizade", vai ser "mais tarde" replicado em Valência de Alcántara.
"Do ponto de vista político, o município de Castelo de Vide com outros municípios do lado de lá da fronteira (entre os quais Valência de Alcántara), estão a desenvolver projetos em parceria com fundos europeus, há um compromisso político assumido e faz todo o sentido o envolvimento das populações numa perspetiva mais cultural", disse.
Leia Também: 45.º Fumeiro de Vinhais vai contar com 50 produtores do concelho