Uma dieta à base de sumos de vegetais e de fruta pode estar associada à perda de peso. Contudo, pode não ser bem assim e até ser responsável por alguns problemas de saúde. Um estudo publicado na revista Nutrientes revela que pode acabar por afetar as bactérias intestinais e do estômago em apenas três dias.
Segundo a investigação, está também relacionado com o aumento da inflamação, com o enfraquecer do sistema imunitário e pode levar a problemas cognitivos. O alto teor de açúcar deste tipo de opções afeta tanto a microbiota intestinal como a oral. Em causa está também a ingestão reduzida de fibras.
Maria Luisa Savo Sardaro é autora do estudo e este mês de fevereiro fez alguns comentários em comunicado.
"A composição nutricional das dietas com sumos, especificamente relativos aos níveis de açúcar e carboidrato, tem um papel fundamental na formação da microbiota tanto no intestino como na boca e deve ser cuidadosamente considerada", explica.
Revelou ainda que pode existir forma de minimizar os efeitos deste tipo de dieta. "Se adora sumos, considere misturá-los com fibra ou combine com alimentos integrais para equilibrar o impacto na microbiota."
Leia Também: O que nunca pode faltar na dieta de um gastroenterologista