De acordo com um novo estudo, feito na Universidade de Birmingham, no Reino Unido, as pessoas podem estar expostas a níveis insalubres de poluentes transportados pelo ar dentro de casas, algo que pode acontecer mesmo que a qualidade do ar exterior seja boa.
Para o estudo, os investigadores os cientistas colocaram monitores de poluição em três casas típicas de um subúrbio da cidade, Birmingham.
Concluíram assim que os níveis de poluição no interior das casas eram frequentemente mais elevados do que no exterior. Também registaram que o ar do interior de uma casa excedeu as diretrizes de segurança da Organização Mundial de Saúde em nove dias.
Segundo os investigadores, citados na BBC, os monitores não conseguem identificar exatamente quais são as fontes de poluição numa determinada casa, mas as causas podem incluir o pó doméstico comum, o fumo e vapor libertado enquanto se cozinha e até velas.7
Os investigadores relataram ainda que uma das três casas que registou níveis mais baixos de poluição foi "aquela em que as pessoas que aí vivem utilizam habitualmente um exaustor para cozinhar" e que abriam mais vezes uma janela no quarto durante o dia.
Leia Também: Diga-nos de que cor tem o ranho, dir-lhe-emos o estado da sua saúde