Estudo. Homens portugueses só desabafam quando chegam a ponto de rutura

Além disso, um em cada quatro homens não fala com ninguém quando se sente emocionalmente em baixo.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
14/04/2025 14:06 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde mental

Um novo estudo realizado em Portugal procurou respostas sobre se os homens falam abertamente sobre as suas emoções. Metade dos inquiridos disse que isso só acontece raramente ou, então, nunca acontece.

 

O estudo 'O Autocuidado masculino em Portugal', desenvolvido pela Dove Men+Care em parceria com a Netsonda, concluiu que os homens ainda têm tendência para resolver os seus problemas sozinhos e sentem-se socialmente pressionados a mostrarem-se fortes. Isso leva a que muitos deles apenas se manifestem, ou procurem ajuda, quando já estão num ponto de rutura. 

"No que respeita às suas fragilidades, os homens são muito mais reservados do que as mulheres", refere Madalena Lupi, Técnica Qualitativa da Netsonda, em comunicado.

51 por cento dos homens encontra apoio na pessoa com quem mantêm uma relação amorosa, enquanto 31 por cento procura os amigos para expor os seus problemas.

O mesmo estudo afirma que a percentagem que recorre a um profissional de saúde não chega a dez por cento e que, um em cada quatro afirma mesmo não falar com ninguém quando não se sente bem.

As principais causas que preocupam os homens são: o sucesso profissional e financeiro, a comparação com os pares, e o receio de falhar, seja no contexto de trabalho ou na vida pessoal.

"Por um lado, ainda é difícil para um homem lidar com o facto de não ser a principal fonte de rendimento da sua família. No caso das gerações mais novas, nota-se ainda alguma ansiedade por não terem independência financeira para saírem de casa dos pais. Por outro, notamos que os homens sofrem com a comparação com outros homens, nomeadamente ao nível da carreira, ganhos financeiros e aparência física", conclui Madalena Lupi.

Para manter a sua saúde mental, os homens parecem procurar uma solução no desporto (42 por cento).

Leia Também: Estudo avaliou a relação entre pais com Alzheimer e cérebros dos filhos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas