Um novo estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, relacionada com o aparecimento da acne à ingestão excessiva de vitamina B12, contudo, os efeitos podem não ser idênticos em todas as pessoas.
De acordo com a investigação, publicada na revista científica Science Translational Medicine, um consumo excessivo desta vitamina – presente nas carnes vermelhas, no leite e em alguns peixes – pode provocar problemas cutâneos, muitas vezes causadores de borbulhas e lesões na pele. Mas é a acne a condição que mais afeta.
Dizem os investigadores que níveis elevados de vitamina B12 alteram a ação da Propionibacterium acnes, uma bactéria presente na pele e responsável pelo aparecimento da acne, muitas vezes associada à puberdade mas que, na verdade, não escolhe idades para aparecer.
Escreve a revista Veja que o excesso de vitamina B12 faz com que a Propionibacterium seja incapaz de produzir naturalmente a mesma vitamina, deixando, assim, o organismo em desequilíbrio o que, por seu turno, dá origem ao aumento dos níveis de porfirina, que atua como anti-inflamatório no combate à acne.