A comida saudável está na moda e o food styling segue essa tendência cada vez mais enraizada em redes sociais como o Instagram e o Pinterest. Portugal não foge à regra, mas são escassos – para não dizer raros – os cursos e formações em fotografia de comida.
E foi essa lacuna que as autoras dos blogues Eat Love e Is Up To You quiseram preencher com o workshop #instafood, que já vai na sétima edição.
“Depois de uma procura exaustiva de formação em fotografia de comida, com food styling incluído, e de não encontrar nada, há um ano, em Portugal, resolvi criar o #instafood”, conta Raquel no seu blogue, explicando que convidou a 'food photographer' e autora do blog Eat Love para o projeto.
“O #instafood foi criado com o objetivo de elevar o nível estético da ‘pegada digital’ quando o tema de pesquisa é comida saudável, nas redes sociais. Ensinamos a tirar fotografias a comida utilizando a luz certa, truques de composição, técnicas de enquadramento, explicamos qual a edição mais indicada quando estamos a fotografar em ambiente mobile de forma a encontrar a fotografia perfeita”, continua Raquel na sua página.
Em dose dupla, o Hotel Valverde, em Lisboa, foi este sábado palco dos dois mais recentes workshops criados por Samanta a Raquel… e não faltam dicas para que se consiga alcançar a “#instafood perfeita”.
Além dos planos, da luz – que deve ser maioritariamente natural –, do estilo, do contraste de cores e do pano de fundo, uma fotografia de comida requer ainda os utensílios – que se preferem antigos, ao estilo vintage – e, claro, a edição de imagem.
O Lifestyle ao Minuto esteve presente no workshop #instafood e revela-lhe, agora, os melhores truques para fotografar comida. Clique nas imagens acima e descubra tudo.