Deixar de consumir produtos de origem animal pode reduzir o risco de cancro na próstata em 35%, diz um estudo financiado pelo World Cancer Research Fund (WCRF).
Depois de analisar 26 mil homens, o estudo traçou uma ligação entre o cancro da próstata, o consumo de carne, o consumo de peixe e o seguimento de uma dieta vegan (que exclui não só a proteína animal, como alimentos de origem animal, como o leite, iogurtes, queijo, ovos, etc.). Este último tipo de alimentação era usado apenas por 8% dos homens estudados.
Do total de inquiridos, 1.079 tiveram cancro da próstata e os investigadores da Universidade de Loma Linda (Estados Unidos) notaram que a doença eram mais comum entre os homens que incluíam produtos de origem animal na sua alimentação,
Além disso, os cientistas concluíram que a dieta vegan consegue ser um escudo protetor contra a doença, reduzindo a possibilidade de a ter em 35%, ficando, agora, por saber em que medida concreta este tipo de dieta consegue atuar na luta contra a doença.
“Embora estes resultados sejam entusiasmantes, são necessários mais estudos para demonstrar a força da ligação entre uma dieta vegan e o risco reduzido de cancro da próstata”, disse o médico Panagiota Mitrou, citado pelo Mirror.