O cacau tem pequenas quantidades de alguns estimulantes que são encontrados em várias drogas legais e ilegais.
A BBC destaca que parece pouco provável que o chocolate possa mesmo imitar os efeitos das drogas, mas a verdade é que possui algumas substâncias químicas presentes nas drogas abaixo:
Ópio. O chocolate pode afetar o cérebro de uma forma semelhante ao ópio, reduzindo a dor e produzindo prazer, apesar de ser um efeito muito mais brando.
Amor. O cacau pode imitar o efeito do amor pois, segundo os especialistas, contém a substância química feniletilamina, que é libertada pelo corpo nos primeiros meses de um relacionamento. Faz com que a pessoa se sinta excitada e nervosa e pode funcionar como um antidepressivo.
Cannabis. O chocolate contém pequenas quantidades de anandamida, conhecida como a ‘molécula da felicidade’, segundo destaca a BBC. Este neurotransmissor atinge as mesmas estruturas cerebrais acionadas pelo THC, o ingrediente ativoda Cannabis.
Álcool. O chocolate tem um grupo de alcalóides neuroativos conhecidos como tetrahidro-beta-carbolinas, que também podem ser encontrados na cerveja, vinho e outras bebidas. Estas substâncias aumentam os níveis de dopamina e serotonina - têm, portanto, um efeito no humor. E podem explicar o poder viciante do chocolate.
Café. O cacau tem cafeína e é possível encontrar um pouco deste estimulante no chocolate. Quanto mais amargo o chocolate for, maior a quantidade de cafeína. O cacau também contém teobromina, que produz um efeito estimulante quando combinada com cafeína.
Mas, claro, para obter alguns destes efeitos deve optar por chocolate negro (com pelo menos 75% de cacau).