O calor finalmente chegou e as idas à praia começam a pedir refeições mais leves e frescas. Esta é a altura do ano mais certeira do ano para apostar num estilo de vida saudável, que deve ser levado, também, para as restantes estações, adaptando a dieta às necessidades do corpo e aos alimentos da época.
Se, ao som das 12 badaladas, prometeu que em 2016 iria ter um estilo de vida saudável mas, até ao momento, nada fez por isso, não tem mais desculpas para dar. A nutricionista brasileira Kelly Damasceno revelou à revista Exame tudo o que deve ser feito para se tornar numa pessoa saudável em apenas uma semana - embora todas estas dicas devam ser aplicadas nos restantes dias.
O primeiro passo é começar a beber água ao longo do dia, idealmente entre 1,5 litros e dois litros por dia, dependendo das necessidades de cada um e do nível de atividade física.
De acordo com a nutricionista, a pessoa deve dar preferência por alimentos orgânicos, uma vez que são os únicos totalmente isentos de produtos químicos e tóxicos. Além disso, estes alimentos não são geneticamente modificados e contêm maiores índices nutricionais.
Aumentar o consumo de frutas, legumes e vegetais é também um aspeto a ter em conta e o verão é a melhor altura para consegui-lo, uma vez que as saladas são um dos pratos mais apreciados na época quente.
Durante o dia, como snack, ou ao pequeno-almoço, o consumo de frutos secos deve ser diário pelos elevados nível nutricional que têm e pelos múltiplos benefícios que trazem à saúde. Por seu turno, o consumo de alimentos processados deve ser banido, especialmente quando falamos de alimentos com alto teor de açúcar, sal ou gordura saturada (e que muitas vezes são vendidos com rótulos a indicar ‘saudável’).
Também os alimentos refinados devem ser evitados, e, aqui, inclui-se a farinha de trigo, o açúcar branco (ou em pó), o sal e o arroz tradicional – devendo, este, ser substituído pelo arroz integral, basmati, selvagem ou castanho. Também os fritos devem ser excluídos de vez.
Para quem opta por uma alimentação vegetariana, o consumo de proteína não deve ser descuidado, sendo importante apostar em alimentos completos como a quinoa. Quem pretende continuar a ingerir proteína de origem animal, há que dar preferência a carnes brancas e magras e a peixes ricos em ácido-gordo ómega 3, diz a nutricionista.
Ainda no que toca à alimentação, o consumo de bebidas açucaradas – como os refrigerantes ou os sumos vendidos em pacote – deve ser banido e substituído por água, chá não adoçado ou águas aromatizadas com frutas.
Por fim, mas não menos importante, é preciso praticar exercício físico. Uma pessoa que pretende ter um estilo de vida saudável tem que conseguir aliar a boa alimentação com a atividade física, que se quer diária e de não menos de 30 minutos.