É verão, as temperaturas rondam os 30 graus e há sempre alguém que diz que ‘um casaquinho não faz mal a ninguém’. Sim, há pessoas de tal maneira friorentas que até mesmo nos dias quentes de verão sentem frio, não extremamente, mas o suficiente para não estarem confortáveis.
Segundo Aisling Hollick, do serviço de saúde online babylonhealth.com, estar sempre com frio pode não ser defeito, nem tão pouco feitio. Pode mesmos ser um sinal de que algo não está bem com a saúde da pessoa e são vários os motivos que o podem justificar.
1 – Ter peso a menos. Segundo o médico, estar com um Índice de Massa Corporal (IMC) inferior a 18,5 ou com um baixo nível de gordura corporal pode fazer com que a pessoa sinta frio constantemente.
Descubra: 30 dicas para ganhar peso de forma saudável
2 – Problemas na tiroide. As pessoas que padecem de uma disfunção na tiróide são também propensas a sentir frio constantmente, uma vez que a glândula afetada é a responsável pela regulação das funções corporais, como a respiração, a reparação celular e a temperatura corporal, lê-se no The Mirror.
3 - Diabetes. Esta doença de estilo de vida afeta o dia-a-dia das pessoas em muitos aspetos e um deles diz respeito à incapacidade de regular a temperatura do corpo. Em causa, diz o médico, está o facto da doença causar danos nos nervos, não deixando que a informação seja passada com eficácia para e pelo cérebro.
Saiba mais: Os cinco sintomas da diabetes menos conhecidos
4 – Doença vascular periférica. Esta condição afeta os vasos sanguíneos fora do coração e do cérebro, sendo por isso uma das responsáveis pela sensação constante de frio, já que são as veias e as artérias dos braços e das pernas as que mais sofrem.
5 – Síndrome de Raynaud. As pessoas que padecem deste problema têm os vasos sanguíneos das mãos mais estreitos quando estes ficam expostos a temperaturas mais frias, fazendo com que o sangue não chegue à superfície da pele”.
6 – Metabolismo lento. “Quanto maior é a taxa metabólica, mais calorias a pessoa queima e, com isso, maior é a tempera corporal”, diz o médico, explicando que quando isso não acontece – ou seja, quando a pessoa tem um metabolismo lento – a tendência é para que sinta constantemente frio.
Conheça: Seis frutas poderosas que ajudam a acelerar o metabolismo
7 – Fadiga. Quando o cansaço chega a níveis elevados, o organismo deixa de funcionar corretamente, ficando muitas das suas funções comprometidas, incluindo a regulação da temperatura corporal.