Tem borbulhas nas costas? Especialistas explicam porque é que estas são mais problemáticas do que as do rosto e como preveni-las e tratá-las.
“A acne é uma doença inflamatória que afeta o folículo do pele e as glândulas sebáceas associadas a ele associadas. As zonas mais propensas para o seu aparecimento são aquelas que armazenam maior quantidade de glândulas sebáceas, como as costas”, explica o Dr. Gabriel Serrano, dermatologista, à secção Buena Vida do site AS.
A Dra. Antonia Banda, especialista em medicina estética, destaca: “A acne corporal é mais problemática do que a facial” pois, “o suor ou a fricção da roupa podem agravá-la”.
Este problema pode ter origem genética (ligada aos genes da inflamação, formação de cicatrizes e o do metabolismo), hormonal (pois a testosterona aumenta a produção de sebo) ou ser resultado da inflamação provocada pela depilação.
E como acabar com estas borbulhas indesejadas? Nunca se esqueça de lavar e esfregar bem as costas, com uma esponja e um sabão ou gel contra o excesso de oleosidade. Evite os doces, o leite e as gorduras, pois podem influenciar negativamente o problema. Quando a acne é mais grave, uma suave esfoliação para eliminar as células mortas e a gordura reduzirá as probabilidades de entupir os poros. Tenha cuidado com o sol pois, apesar de poder tornar as borbulhas menos visíveis e de deixar a pele mais seca, em caso de sobre-exposição, pode deixar a pele inflamada e irritada, gerando o aparecimento de mais acne.
Em casos muito graves deve consultar um dermatologista para lhe indicar o tratamento tópico ou oral mais adequado.