Quanto maior o bocejo, maior o cérebro

Geralmente bocejamos porque estamos com sono, aborrecidos ou não nos conseguimos concentrar, mas um novo estudo sugere que os bocejos podem indicar algo mais positivo: o tamanho do seu cérebro.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
07/10/2016 09:21 ‧ 07/10/2016 por Vânia Marinho

Lifestyle

Estudo

De acordo com a investigação conduzida por uma equipa de investigadores da Universidade Estadual de Nova Iorque em Oneonta, o comprimento (ou duração) do bocejo está correlacionado com o tamanho do cérebro. Sendo que quanto mais longo for o bocejo, maior será o cérebro da espécie.

O estudo, publicado na revista científica Biology Letters, mostra uma correlação entre a duração do bocejo e o peso do cérebro, bem como o número de neurónios corticais, ou seja, maior número de células no córtex cerebral, a maior região do cérebro.

Os cientistas, liderados pela investigador Andrew Gallup, analisaram dados sobre o peso do cérebro de 29 mamíferos e depois foram ver os animais a bocejar, gravaram a duração de cada bocejo e chegaram a uma média para cada tipo de mamífero. Descobriram que os mamíferos com cérebros maiores bocejam por mais tempo.

Verificaram que os humanos bocejam por uma média de sete segundos, os chimpanzés bocejam durante cinco segundos e os ratos demoram um segundo e meio a bocejar.

Como reporta o site britânico Metro, há muito que se sugere que o bocejo é uma forma de conseguir mais oxigénio para o corpo, mas este estudo sugere um hipótese diferente: que o bocejo é uma forma de refrescar um pouco o cérebro.

Mas como? Através do influxo de ar frio do exterior e porque ao bocejar contraímos e depois relaxamos os músculos faciais, enviando mais sangue quente para o crânio, permitindo que o calor de escape. Assim sendo, um cérebro maior requer um bocejo de mais tempo.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas