Farto de se sentir triste? Eis o que fazer para melhorar a vida

A felicidade é um conceito muito subjetivo e que está dependente de muitos fatores externos. Mas sabia que pequenas mudanças podem fazer a diferença?

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
30/10/2016 10:30 ‧ 30/10/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Comportamento

Existem muitas formas de melhorar a qualidade de vida no imediato e com efeitos a médio e longo prazo. Adotar um estilo de vida saudável, isento de stress, repleto de amor e de comida de qualidade são alguns dos exemplos mais eficazes, contudo, no que diz respeito à felicidade a conversa é outra.

Melhorar a vida e acabar com o sentimento de tristeza pode não ser fácil, e muito devido ao facto de a felicidade ser um conceito muito subjetivo e que está dependente de vários fatores externos. Mas sabia que pequenas mudanças podem fazer a diferença? E se é para começar que seja agora.

“O único momento em que se pode mudar um comportamento é agora”, diz a psicóloga Amy Morin, em declarações ao site Psychology Today.

Para além de ser importante mudar de atitude já, é também preciso saber o que é preciso fazer e saber para se ter uma melhor vida, repleta de amor, felicidade e sem que a tristeza domine as emoções e os pensamentos.

Mostrar amor e ser capaz de perdoar são os dois primeiros passos a dar. O primeiro pode começar com a adoção de um animal abandonado e/ou ao abrigo de uma instituição e o segundo é facilmente conseguido com a perda do sentimento de rancor. A paz interior chega assim que uma pessoa é capaz de perdoar e pedir perdão.

Ter visão mais refinada das redes sociais é igualmente importante, devendo-se ‘desamigar’ todas as ligações que não dizem respeito a familiares ou amigos próximos. Todas as ‘amizades’ tóxicas devem deixar de existir e, acima disso, a pessoa deve ganhar a consciência de que o que aparece nas redes sociais nem sempre corresponde à total realidade.

Meditar, sorrir mais e falar positivamente consigo mesmo são outros hábitos que devem ser adotados o quanto antes e que podem fazer toda a diferença. Em todos estes exemplos estão as energias positivas a jogar a favor do bem-estar e de uma melhor qualidade de vida, interna e externa.

Uma outra forma de se ser mais feliz é ter metas racionais e concretizáveis e que não deixem a pessoa iludir-se e cair em tentações para as alcançar mais facilmente. Escrever num diário ajuda a traçar objetivos e a ter uma maior consciência do que pode ou não ser feito.

Também é importante manter o pensamento no presente e mostrar o amor no momento, criando laços ainda mais fortes com que se preocupa e com quem a pessoa tem um carinho especial.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas