Será esta a fórmula matemática para a felicidade?

O conceito de felicidade depende de pessoa para pessoa, mas Mo Gawdat diz que tudo depende de uma fórmula matemática.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
10/04/2017 18:00 ‧ 10/04/2017 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Mo Gawdat

Mo Gawdat define-se como ‘pensador’, mas é também autor e investigador na Google X. Mas o que faz dele notícia nos dias que correm? A sua afirmação de que a felicidade depende, afinal, de uma simples equação matemática.

Para Gawdat, quanto mais (dinheiro) se tem, menos se sente ter e a felicidade parece tudo menos algo alcançável. Contudo, e depois de ter passado anos a fio num vazio infeliz e sem saída, o especialista encontrou a forma mais eficaz de conseguir chegar à felicidade.

Em declarações ao The Independent, o orador diz que começou por encontrar uma definição de felicidade. Como? Através da assinalação de todos os pontos que o fizessem feliz, fossem eles grandes ou pequenos momentos (como beber café pela manhã com os filhos, por exemplo). Depois, tentou encontrar um denominador comum entre todos.

“Uma coisa em comum entre todos esses momentos, de forma simples, é que somos felizes quando a vida parece ir no nosso sentido”, diz, explicando que a felicidade é igual ou maior (= ou >) do que os momentos da vida menos ( - ) a expectativa de como a vida deveria ser. Ou seja, quanto menos expectativa, melhor.

Desta forma, Gawdar determinou aquilo a que chamou ‘modelo 675’ e que indica que existem seis ilusões que interferem com a nossa capacidade de olhar corretamente para a vida real, como é o caso do pensamento, do eu, do conhecimento, do tempo, do controlo e do medo. Além disso, lê-se na publicação, o autor traça seis pontos que nos cegam: filtragem, presunção, caça, memórias, rótulos, emoções e exagerar.

E como se não bastasse, lista também as cinco verdades que devemos aceitar (e que podem mesmo interferir com a felicidade), como o agora, a mudança, o amor, a morte e a crença de que nada acontece ao acaso.

Todos estes pontos devem ser colocados em conjunto e individualmente nos momentos da vida e nas expectativas que colocamos sobre eles, de forma a conseguir perceber o que realmente faz feliz e tudo aquilo que pode estar a condicionar a felicidade.

Em 2015, a ciência já tinha também avançado com uma fórmula matemática para a felicidade. Ei-la. Se prefere alcançar a felicidade de uma forma mais simples, são estes os mandamentos a seguir.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas