A felicidade aos olhos da ciência e as dicas do homem mais feliz do mundo
A felicidade é um estado subjetivo e que depende de um vasto leque de fatores, mas a felicidade é também um objetivo, uma necessidade e uma forma de estar. A ciência foi à procura de respostas sobre esta questão junto daquele que é considerado o homem mais feliz do mundo.
© iStock
Lifestyle Estudo
O que é que faz uma pessoa feliz? Muitas coisas, tantas quantas cada pessoa no mundo, não fosse a felicidade um estado subjetivo e que depende de um vasto leque de fatores interno e externos ao homem.
Contudo, embora a felicidade varie de pessoa para pessoa, a ciência não quis deixar de analisar e de tentar perceber se existe ou não um denominador comum neste estado de graça tão procurado pelas pessoas.
E foi mesmo isso que a Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, decidiu fazer. Para avaliar o que é, então, a felicidade, a equipa norte-americana de cientistas recorreu à avaliação das ondas cerebrais do monge budista Matthieu Ricard, que se considera feliz, pleno e repleto de boas energias.
Conta a BBC que o cérebro do monge budista Matthieu Ricard mostrou emitir ondas de uma gama (ainda) sem precedentes na literatura científica, ondas essas que estão diretamente ligadas à atenção, à consciência, à aprendizagem e à memória. Além disso, as análises cerebrais mostraram que a atividade do seu córtex pré-frontal esquerdo é bem mais intensa do que a realizada pelo direito, o que leva os cientistas a crerem que se trata de homem otimista e sem propensão ao negativismo. Dizem os mentores do estudo que o monge budista Matthieu Ricard é, por isso, o homem mais feliz do mundo.
Uma vez que a parte biológica e científica já conseguiu determinar como atua o cérebro de uma pessoa feliz, faltava a estes investigadores perceber que fatores contribuem para o otimismo e para tais ondas cerebrais de felicidade. E, para tal, nada como perguntar ao homem mais feliz do mundo quais os seus segredos.
De acordo com a publicação britânica, o monge budista Matthieu Ricard começou por dizer que um dos segredos da felicidade é saber qual o verdadeiro significado de felicidade, que, frisou, deve ser “um jeito de ser”, isto é, uma forma de estar, um estilo de vida. Depois, há que ser paciente e levar o tempo que for necessário para que as 2qualidades humanas fundamentais gerem o bem-estar”.
Uma vez que a felicidade está diretamente ligada à capacidade de afastar os pensamentos negativos, o monge budista Matthieu Ricard salientou aos cientistas norte-americanos que treinar a mente é meio caminho andado para ter uma postura mais positiva, concentrada e altruísta.
Para o monge budista a meditação é também um dos caminhos que levam à felicidade, mas apenas se for pouco praticada e de forma frequente. Aqui, deu o exemplo das plantas, que devem ser regadas com pouca água e várias vezes por semana.
Por fim, mas não menos importante na luta pela felicidade, o monge budista Matthieu Ricard defendeu que as pessoas não podem deixar-se levar pelo tédio.
E já agora, será esta a fórmula matemática para a felicidade?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com