Os finais felizes são um desejo, mas nem sempre uma realidade. O amor devia bastar, mas pode não ser suficiente. As juras de amor deviam ser eternas, mas poucas vezes passam do presente.
Seja já num compromisso de longa data ou numa relação ainda a dar os primeiros passos, existem sinais que espelham de forma clara que a vida a dois pode estar por um fio.
Para a autora do livro 'Couple Therapy: Dramas of Love and Sex' ('Terapia de Casal: Dramas do Amor e do Sexo', em tradução livre), "não ter nada para dizer um ao outro" é um dos indícios mais notórios de que a relação não tem futuro, não fosse a comunicação o verdadeiro pilar da vida a dois.
Discutir sempre sobre o mesmo é igualmente um sinal preocupante para um casal, contudo, tudo fica ainda mais grave quando os problemas a dois incluem o desprezo, o desrespeito e o abuso (seja físico ou emocional). Ao The Independent, a especialista em casais e autora Barbara Blommfield revela que um dos sinais mais "imediatos" é o desrespeito, seja "em privado ou em público".
"Um outro sinal de abuso emocional pode ser um[a] parceiro[a] que é muito encantador e simpático em público, mas que muda completamente assim que a porta da frente fecha", explica.
De acordo com Blommfield, "um dos primeiros sinais de abuso doméstico" - e uma das provas de que a relação não vai a bom porto - é "não querer que o[a] parceiro[a] esteja com os amigos ou família" ou recusar-se a aceitar que a cara-metade trabalha fora das quatro paredes de casa, duas situações que tendem a ser "graduais" e que espelham o lado mais "controlador" de uma pessoa.