O café é um dos 'indispensáveis' da vida portuguesa. Faz companhia ao pequeno-almoço, é mote de convite para uma bica a meio da manhã, ajuda na digestão depois do almoço e dá ainda um pouco mais de energia a meio da tarde.
Trata-se de uma bebida com vários efeitos positivos na saúde, mas que a nível nutricional pode ficar um pouco aquém de outros alimentos igualmente energéticos. É o caso do kombucha, uma bebida bastante em voga por ser probiótica e fonte de energia, além disso, possui um vasto leque de propriedades benéficas para a saúde.
O sumo de erva-trigo é também uma ótima alternativa ao café, diz o site Business Insider, destacando o alto teor de vitaminas e minerais que este 'elixir' verde tem. E por falar em nutrientes, nada como incluir as sementes de chia na alimentação diária.
Por ser rico em vitamina C e antioxidantes - deixando o organismo limpo de agentes nocivos -, o sumo de romã é uma outra alternativa a ter em conta, tal como os frutos secos, que servem para matar aquele 'ratinho' que aparece a meio da manhã e que dão ao corpo toda a energia física e mental que precisa.
Para manter os níveis de energia a longo prazo e ainda uma sensação constante de saciedade, as papas de aveia são a refeição de eleição, diz o site.
Se o objetivo é manter os níveis de energia no máximo à boleia da cafeína - mas sem cair na tentação de beber outro café - então as melhores apostas são o chá verde e o chá preto, duas bebidas que tanto pode ser ingeridas quentes como frias e que têm um impacto bastante positivo na saúde.